quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Felipe França é campeão mundial de piscina curta dos 100m peito, em Doha

Por Guilherme CostaDireto de Doha, Catar


Felipe França mostrou muito fôlego nesta quinta-feira, em Doha, durante o segundo dia de finais do Campeonato Mundial em piscina curta. Uma hora depois de fazer parte do revezamento 4x50m medley que conquistou a medalha de ouro, ele entrou em ação nos 100m peito e garantiu o título mundial da prova como o tempo de 56s29, quebrando o recorde do campeonato - pouco depois, ele ainda conquistou seu terceiro ouro no revezamento 4x50m medley misto. A medalha de prata ficou com o britânico Adam Peaty, com o tempo de 56s35, e o bronze com o francês Giacomo Perez Dortona, com 57s78.

Felipe França vibra com a conquista da medalha de ouro nos 100m peito (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)

O brasileiro começou a prova forte, e passou os 25 primeiros metros à frente. Na metade da disputa, ele bateu na parede na primeira posição empatado com o campeão olímpico, o sul-africano Cameron Van der Burgh. A partir daí, Felipe disparou na frente e, com o inventivo dos brasileiros presentes no complexo aquático, voou para o título mundial, batendo em primeiro lugar com 0s14 de vantagem. 

Felipe sempre se destacou pelas vitórias nas provas de 50 metros, uma distância que não é disputada nas Olimpíadas. Com o resultado obtido nesta quinta-feira nos 100m, ele diz estar preparado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro:

- Estou muito feliz, pois os 100 metros é uma prova olímpica e é para isso que eu treino, para subir ao pódio em 2016- disse o atleta, que esteve nos Jogos de Pequim 2008 e Londres 2012, sem atingir a fase final. 

Depois de conferir o tempo no placar, França subiu na raia e comemorou muito a conquista. Ao deixar a piscina, o campeão mundial recebeu os elogios do presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Coaracy Nunes afirmou que o brasileiro é medalha certa nas Olimpíadas do Rio, em 2016. 

Brasileiro sobe na raia para festejar sua segunda medalha de ouro no dia (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)

Esta é a quinta medalha de Felipe França na história do torneio. Em 2010, na competição realizada em Dubai, o atleta foi campeão da prova dos 50m peito, além de ter sido bronze nos 100m peito e no revezamento 4x100m medley. Também nesta quinta, ele fez parte do time que subiu ao pódio no 4x50m medley masculino e do quarteto campeão do 4x50m medley misto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.