domingo, 7 de dezembro de 2014

Etiene Medeiros bate recorde mundial e leva 1ª medalha feminina da história

Depois de subir ao pódio com os revezamentos mistos, pernambucana vence 50m costas e conquista a primeira medalha 100% das mulheres brasileiras em mundiais

Por Guilherme Costa, Direto de Doha, no Catar

A trigésima nona medalha do Brasil na história dos Campeonatos Mundiais em piscina curta ficará marcada para sempre. Etiene Medeiros venceu a prova dos 50m costas da competição disputada em Doha, no Catar, com direito a recorde mundial (25s67) e conquistou a primeira medalha em provas femininas da história do país. A própria Etiene e Larissa Martins já haviam ido ao pódio neste Mundial, mas em provas de revezamentos mistos, que contaram com a participação de dois homens e duas mulheres. O recorde anterior da prova (25s70), de 2009, pertencia à croata Sanja Jovanovic.

Etiene Medeiros morde a inédita medalha dourada após subir no alto do pódio e ouvir hino (Foto: Satiro Sodré / SSpress)

O resultado é ainda mais espetacular pois, para chegar ao pódio, Etiene bateu a húngara Katinka Hosszú, dona de seis medalhas em Doha. Katinka ficou com o bronze (25s96). Entre elas ficou Emily Seehbolm, da Austrália, que completou a prova em 25s83.

Muito aplaudida no pódio, Etiene exibiu um sorriso largo ao receber a medalha de ouro e mostrou serenidade ao ouvir o Hino Brasileiro. 

Etiene Medeiros, Mundial de Natação Doha (Foto: Satiro Sodré / SSpress)

- Não sei nem o que falar. É muito esforço para estar aqui. Eu estava muito nervosa. As pessoas criam expectativa, e você tem que aprender a lidar com a pressão. Acho que tenho muito a agradecer a todo mundo. Minha família está toda aqui na arquibancada - vibrou a brasileira de 23 anos, em entrevista ao SporTV após a prova.

Até então, o melhor resultado das mulheres do país em Mundiais de piscina curta havia sido em 2004, quando Flavia Delaroli nos 50m livre e o time do revezamento 4x100m livre ficaram na quarta posição. Em Mundiais de longa, a mesma Etiene tem o principal resultado, o quarto lugar no 50m costas em Barcelona, ano passado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.