quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Brasil dá show, é ouro no 4x50m medley e bate recorde mundial

Quarteto brasileiro formado por Guilherme Guido, Felipe França, Nicholas dos Santos e Cesar Cielo conquista o título mundial em Doha, e faz a melhor marca da história

Por Guilherme CostaDireto de Doha, no Catar


O campeão olímpico Cesar Cielo havia falado que o revezamento 4x50m medley do Brasil era um "Dream Team". E a prova veio na tarde desta quinta-feira, em que Guilherme Guido (costas), Felipe França (peito), Nicholas Santos (borboleta) e Cesar Cielo (livre) garantiram a medalha de ouro no Campeonato Mundial em piscina curta, que está sendo realizado em Doha, no Catar. De quebra, o time bateu o recorde mundial com 1m30s51, melhorando a marca feita pelos russos nas eliminatórias (1m32s78). O Brasil ainda conquistou mais dois ouros nesta quinta: um com Felipe França nos 100m peito e outro com o revezamento misto do 4x50m medley, formado por Etiene Medeiros, Felipe França, Nicholas Santos e Larissa Oliveira.

- O mais bacana foi que estávamos brincando antes que esse era o revezamento paulista do Chico Piscina. Nós nos conhecemos há muito tempo. Foi muito legal nadar com eles. Pegar essa medalha vai deixar essa geração para a história com esse recorde. Se fosse para apontar algo diferencial para o nosso revezamento foi a parcial do Felipe França, foi algo anormal. Ele é um monstro - disse Cesar Cielo.

- Foi muito bacana nadar esse revezamento. Nós nos conhecemos desde os sete anos. Chegar a esse nível e bater recorde é muito gratificante - completou Guilherme Guido.

Cesar Cielo comemora a medalha de ouro no revezamento (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)

O Brasil caiu na água favorito ao ouro. Na equipe, estavam o número 1 do ranking mundial dos 50m peito (Felipe França), o atual campeão mundial dos 50m borboleta em piscina curta (Nicholas Santos), o tricampeão mundial dos 50m livre em piscina longa (Cesar Cielo) e o dono do quarto tempo da temporada nos 50m costas, Guilherme Guido.

Brasil comemora a conquista do ouro no alto do pódio (Foto: Satiro Sodré/SSPRESS)

Guido abriu a prova nadando muito forte e entregou para Felipe França em quinto lugar. Aí, Felipe França fez toda a diferença no nado peito e, com uma parcial espetacular, colocou o Brasil em primeiro lugar. Nicholas Santos manteve o país na ponta, e a linha do recorde mundial já estava sendo superada em quase dois segundos. Quando Cielo caiu na água, a vitória estava praticamente certa. A prata ficou com a França (1m31s25), e o bronze, com os americanos (1m31s83).


É a primeira vez que essa prova é realizada em um Campeonato Mundial. Existe um lobby para que a disputa entre no programa dos Mundiais em piscina longa (50m) em 2017, mas ainda não há conversas para que o 4x50m medley passe a fazer parte do programa olímpico. 

A medalha do revezamento 4x50m medley do Brasil é a 32ª do país na história dos Mundiais em piscina curta. Com o resultado, o Brasil chegou a 13 ouros, além de sete pratas e 12 bronzes. O maior vencedor do Brasil é Gustavo Borges, com dez pódios. Nenhum dos quatro do 4x50m medley é "marinheiro de primeira viagem" no pódio. Cielo e Nicholas chegaram à quinta medalha na carreira em mundiais de curta, Felipe atingiu o quarto pódio, e Guido o terceiro.

O Campeonato Mundial em piscina curta vai até domingo, em Doha, no Catar. Diariamente, as eliminatórias ocorrem às 4h30 (de Brasília) e as finais às 13h, com cobertura em tempo real do GloboEsporte.com e transmissão ao vivo do SporTV. Os assinantes do Canal Campeão ainda podem acompanhar tudo pelo SporTV Play.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.