sexta-feira, 30 de outubro de 2015

9 sinais do seu corpo de que você deve suspender o consumo de leite de vaca

O leite de vaca recentemente entrou para a lista de alimentos polêmicos nas dietas. Isto porque, de acordo com alguns nutricionistas e endocrinologistas, ele pode causar problemas digestivos. Segundo Cristiane Braga, nutróloga da Clínica Due, de São Paulo, a origem do problema está diretamente relacionada à ausência de determinadas enzimas e os sintomas vão muito além dos desconfortos intestinais.

Leite de vaca faz mal?

O leite é composto por três principais ingredientes: a caseína e a betalactoglubina, dois tipos de proteína, e a lactose, um tipo de carboidrato. De acordo com a médica, é a redução ou ineficiência da lactase, um tipo de enzima digestia presente no corpo humano que pode causar os problemas relacionados à ingestão de leite de vaca. “A gente nasce com essa substância, mas ao longo do tempo é natural que ela reduza em quantidade ou capacidade de ligação”, comenta.

O quadro, no entanto, só é prejudicial porque age como um agravante. “A betalactoglubina já é um nutriente não digerido pelo organismo humano que causa um tipo de inflamação no intestino sem sintomas. Quando o corpo perde a capacidade de digerir também a lactose, então essa inflamação fica ainda mais forte”, explica a nutróloga.

A lactose, no entanto, não faz mal para todos os adultos

Nesses casos, Cristina explica que, além dos cinco sintomas gastrointestinais, como as cólicas e diarreias severas, prisão de ventre constante e inchaço e dores abdominais,o intolerante à lactose também pode apresentar sintomas como:

Dermatite: “Como é um carboidrato com potencial inflamatório, pessoas que tendem a ter inflamações de pele têm o quadro aumentado”.

Bronquite asmática: “A lógica é a mesma. Quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório e pode piorar quadros de bronquites”.

Enxaqueca: “A essência da dor de cabeça é a vasodilatação das artérias cerebrais. Como a ingestão do leite aumenta o processo inflamatório, crises de enxaqueca podem surgir ou intensificar”.

Câncer: “Embora ainda não conclusivos, alguns estudos analisam a relação da ação da lactose não digerida com o desenvolvimento de células cancerígenas”.
Adulto pode consumir leite de vaca?

A especialista, no entanto, alerta para a necessidade de analisar a questão mais amplamente e discutir o peso dos benefícios e dos prejuízos. “O cálcio encontrado no leite é essencial para a prevenção da osteoporose, por exemplo. Então, o consumo, principalmente pelas crianças, é muito importante para um desenvolvimento pleno. Mas, ele também pode ser encontrado em outras fontes, como sementes e verduras escuras ou ainda em itens com quantidade reduzida de lactose, como os queijos e iogurtes”, sugere.

A médica ressalva que cada organismo é único e se desenvolve de uma forma. “É preciso, antes de eliminar o consumo de um alimento, entender que cada corpo age de um jeito e que, como não existe fórmula pronta, o ideal é observar os sinais e, ao notar sintomas, procurar um especialista para uma investigação segura”, finaliza.

FONTE:http://www.bolsademulher.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.