quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Taxa de desemprego reverte tendência e inicia movimento de alta

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas acompanhadas pela PME/IBGE deve registrar fechamento de 4,5% no último mês (dezembro de 2014), segundo a projeção Catho-Fipe. Esse valor é 0,3 ponto percentual menor do que o registrado em novembro de 2014, mas é 0,1 ponto percentual maior do que o registrado no último mês de 2013. Esse número representa o segundo mês consecutivo com taxa maior do que a observada um ano antes.

A Fipe e a Catho apresentam também outros indicadores que reforçam o diagnóstico de desaquecimento do mercado de trabalho. Além do aumento esperado do desemprego em dezembro, chama a atenção o fato de que o saldo acumulado em 12 meses de novas vagas do Caged (MTE) está em nível mais baixo do que no auge da crise internacional de 2009 e teve em novembro sua 9ª queda consecutiva. 

Taxa de Desemprego Antecipada

Ao compilar e processar informações de currículos, anúncios de vagas e de contratações disponibilizados pela Catho, a Fipe calcula uma estimativa para a taxa de desemprego da Pesquisa Mensal de Emprego (PME/IBGE)*. A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada de dezembro de 2014 é de 4,5%, 0,2 ponto percentual maior em relação ao mesmo mês de 2013.

Este resultado, se for confirmado, representará um aumento da taxa de desemprego em relação ao ano anterior, diferentemente do que vinha ocorrendo até outubro. Apesar da queda na comparação mensal devida a questões sazonais, esse resultado pode indicar uma reversão da tendência de diminuição do desemprego que a série da PME vinha apresentando.

A estimativa da Taxa de Desemprego Antecipada feita por meio da técnica do “nowcasting” utiliza dados disponibilizados em “tempo real” para produzir informações e estatísticas precisas, sem a necessidade de esperar semanas ou meses até os institutos de pesquisa divulgarem os indicadores oficiais e defasados. No caso da Taxa de Desemprego, a Fipe cruza informações obtidas com buscas na Internet (por meio de palavras chave relacionadas a emprego, por exemplo) com informações de vagas, candidatos e contratações da Catho, além de outros dados econômicos e também a própria série da PME dos meses anteriores para estimar a taxa de desemprego. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.