quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Stress é o 4º maior problema de saúde no mundo

Assunto foi abordado durante palestra com o tema FIB nas Empresas: O Impacto de Felicidade no Trabalho – Como Tornar o Stress a Seu Favor realizada no CIESP Sorocaba

No Brasil, 93% dos colaboradores de empresas e indústrias se sentem estressados, segundo a Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse. Desses 93, 86% sentem dores musculares e 69% cansaço crônico. Esses dados assustam, mas são um alerta para as pessoas que fazem parte desta estatística e sentem-se estressados e sem energia para suas atividades do cotidiano. Além disso, a depressão é o 4º maior problema de saúde pública no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As informações foram dadas durante a palestra FIB nas Empresas: O Impacto de Felicidade no Trabalho – Como tornar o Stress a Seu Favor, promovida no dia 28 de outubro pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), regional Sorocaba, por meio de seu Departamento de Relações Humanas. 

A palestrante, psicóloga e antropóloga Susan Andrews, abordou questões relacionadas à Felicidade Interna e Bem Estar (FIB), stress, controle emocional, importância da comunicação e da cooperação no sucesso profissional e pessoal. Segundo a antropóloga, pessoas felizes trabalham melhor e consequentemente, obtêm melhores resultados profissionais dentro do ambiente de trabalho. “As pessoas que são felizes apresentam melhora no sistema imunológico, são mais resistentes em situações extremas e são melhores líderes, além de serem mais felizes nas relações interpessoais e se saem melhor nas entrevistas de emprego”, afirma. 

Uma pesquisa feita pela Denison Consulting, nos EUA, mostrou que empresas com funcionários infelizes aumentaram suas vendas em 0,1% de 1996 a 2004, enquanto que as empresas com funcionários felizes aumentaram suas vendas em 15%, explica Susan. 

Ainda de acordo com a palestrante, estudos apontam que pessoas materialistas são ansiosas, têm maior risco de depressão, são mais irritadas e assistem mais televisão. Durante a palestra, a psicóloga aplicou uma técnica de relaxamento e automassagem, para que as pessoas pudessem acalmar seus sistemas nervosos através da respiração e diminuir a adrenalina e o cortisol, por conta da rotina estressante. 

“Saber como ‘esfriar a cabeça’ e ‘dar um tempo’ rapidamente, até mesmo no meio daquelas situações extremamente estressantes da vida cotidiana é o segredo para gerenciar o stress. Uma das formas mais simples de nos tornarmos mais felizes é a respiração correta. Em meio a nossa frenética rotina do dia-a-dia é importante inserir pausas e respirar profundamente para sintonizar com a nossa felicidade interior”, ressalta.

Conheça alguns sintomas de stress

- Falta de energia

- Mais esforço para concluir atividades rotineiras

- Diminuição da produção no trabalho

- Dificuldade para acordar para trabalhar

- Melancolia e depressão

Segundo o 1º vice-diretor do CIESP Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a palestra visa integrar todos os setores das indústrias. “A FIB ajuda a somar no dia a dia dos colaboradores para aumentar a produtividade de forma saudável e criar laços de afetividade entre as pessoas”, explica. 

Para a assistente de recursos humanos da empresa Herman Plast, Jéssica Karoline Prado, felicidade no trabalho é realizar atividades, visando melhores resultados. “Um ambiente agradável com pessoas bem humoradas auxilia na produção de resultados positivos”, conclui. 

Outras informações sobre o CIESP Sorocaba podem ser obtidas pelo site www.ciespsorocaba.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.