terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Como nasce um loteamento

Entenda o passo a passo para a transformação de uma área inabitada em um bairro planejado

Uma área antes inexplorada e aparentemente vazia pode se transformar, ao longo dos anos, em um bairro planejado e até ganhar características de uma nova cidade. Foi o que ocorreu na região de Alphaville, em Barueri, que se tornou um núcleo urbano referência em planejamento urbanístico. Mas como podemos resumir este processo de desenvolvimento tão complexo, que envolve tantos profissionais e é responsável por mudar drasticamente paisagens? A maior certeza é de que esse processo não é fruto do acaso. 

Para que um novo loteamento Alphaville, por exemplo, seja desenvolvido é necessário, primeiramente, que exista a demanda por habitação naquele perfil no local – ou a possibilidade de se criar essa demanda. Neste contexto, entra em cena a equipe de prospecção de áreas e terrenos. Ela visita o local e verifica se ele é compatível com algumas das premissas da marca Alphaville, constantemente aperfeiçoadas pelos profissionais das áreas de produtos e projetos de engenharia. Uma vez viabilizado, surgem os primeiros esboços feitos por outras equipes altamente capacitadas em projetos urbanísticos, paisagísticos e de infraestrutura.

Os primeiros esboços levam em consideração, principalmente, as condições ambientais da área. Uma consultoria ambiental contratada pela empresa visita a região e elabora um mapa de restrições ambientais. Este é o primeiro documento oficial a embasar o projeto final. Em paralelo, é feito o levantamento topográfico do terreno que também será uma das bases para determinar a posição das vias de acesso, portarias, ruas, praças e áreas de preservação ambiental e de lazer, como o clube. A partir deste levantamento também será possível apontar com maior precisão a localização futura das estações de tratamento de água e esgoto.

“As ruas são projetadas levando em conta as declividades naturais do terreno a fim de facilitar a drenagem. No entanto, quase sempre é preciso a terraplenagem, que tornará o terreno compatível com o projeto a que ele se destina”, diz a gerente de Desenvolvimento Urbano da Alphaville Urbanismo, Maria do Rocio.

Todo esse trabalho é amparado pela equipe de negócios, responsável por gerenciar todos os profissionais envolvidos na construção do empreendimento, além de levar o projeto às aprovações em órgãos ambientais, regionais, municipais e cartórios. Desta maneira, obtém-se o Registro de Imóvel do novo empreendimento, além de outras licenças necessárias para a implantação.

A partir de então, as equipes de marketing e de vendas estão liberadas para organizar todas as ações para o lançamento do novo residencial. São feitas diversas atividades de relacionamento com os interessados nos lotes, assim como as ações de divulgação e publicidade do empreendimento. O departamento de marketing continua atuando após o lançamento, em conjunto com a equipe derelacionamento com o cliente, deixando os clientes a par do cronograma de obras e promovendo mais eventos para os futuros moradores.

O período de construção do empreendimento em si, que começa dentro de seis meses depois do lançamento de cada residencial, leva de 2 a 3 anos e emprega centenas de profissionais até a entrega para a Associação de Moradores. A partir disso, os clientes já podem iniciar a construção de suas respectivas residências, o que faz o número de postos de trabalho continuar elevado.

Ao mesmo tempo, os clientes já podem desfrutar das áreas de lazer. Dentro do período de 10 anos, já é possível verificar a transformação na região, agora planejadamente urbanizada e habitada.

Em Votorantim, cidade que pertence à Região Metropolitana de Sorocaba, a Alphaville Urbanismo está presente desde 2008, investindo R$ 187 milhões na construção de um complexo urbanístico que irá ocupar uma área de três milhões de metros quadrados e terá um total de 1.815 lotes residenciais. Denominado Alphaville Nova Esplanada, o complexo conta hoje com quatro residenciais lançados, sendo que três já foram totalmente entregues, sendo o terceiro deles entregue no final do ano passado.

Em dezembro de 2013, a urbanizadora lançou o quarto empreendimento da marca, cujos resultados surpreenderam positivamente os executivos de vendas da empresa. Além de diferenciais focados na qualidade de vida como lazer, segurança, conveniência, meio ambiente e autogestão, este último empreendimento recebeu projetos pilotos inovadores. Um exemplo é a parceria inédita feita com a Academia Runner para assessorar na montagem de uma academia “Designed by Runner” no clube do empreendimento, seguindo os padrões de equipamentos e decoração exigidos pelo mercado fitness. Além disso, placas fotovoltaicas foram instaladas sobre a portaria a fim de promover a conversão de energia solar em energia elétrica, garantindo o abastecimento de 50% de energia para áreas comuns como a portaria, o apoio e o Club House.

Sobre a Alphaville Urbanismo

Com 40 anos de atuação, a Alphaville leva a todo o Brasil uma proposta exclusiva de planejamento urbano, por meio do desenvolvimento de empreendimentos horizontais que conciliam preservação ambiental, infraestrutura altamente qualificada e o comprometimento com a sociedade. A Alphaville possui 108 empreendimentos já lançados em 21 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 74 milhões de metros quadrados urbanizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.