quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Homens modernos gostam de ter plantas em casa

Eles têm deixado o preconceito de lado e optado por se aproximar mais da natureza 

Ao contrário do que muita gente pensa, os homens em geral também gostam de ter plantas em casa, hoje em dia eles estão muito mais cuidadosos, não só com vestuário e pele, mas também com o ambiente em que habitam. Porém o que eles não querem é que as plantas gerem muita manutenção, e com isso demandem mais tempo e cuidado. Isso se deve ao fato de muitos passarem o dia todo em escritórios, viajando ou em diversas outras atividades. E, por este motivo, a escolha da espécie para a casa de um homem depende do perfil do morador. 

Para aqueles que têm tempo para regar e cuidar das plantas, indico uma palmeira de sombra da espécie das Chamaedoreas. Esta espécie pode ser colocada em ambientes como sala de estar, de jantar, lobby e outros. É interessante colocá-la em vasos de acrílico colorido nas cores marrom café ou preto, pois são cores mais neutras e que trazem um ar mais sofisticado ao local. Quanto aos cuidados, esta palmeirinha precisa ser regada de 1 a 2x por semana e suas folhas podem ser limpas uma vez por mês com um pano úmido, apenas para a retirada de poeira.

Já para os que viajam muito, sugiro o Cactús, que pode ser incorporado a vários ambientes da casa e, inclusive, no escritório, exposto ao ar-condicionado. Ele deve ser regado de 1 a 2x ao mês, porem precisa ser mantido em local com Sol, como numa varanda ou em frente a uma janela com face Norte ou Oeste, para que peguem bastante sol. Generalizando, em varandas que pegam mais de 4 horas de Sol, as espécies mais adequadas são as que apreciam Sol. Já varandas com menos de 4 horas de Sol, devem ter espécies de meia sombra ou de sombra, dependendo se o Sol será da tarde (mais quente) ou da manhã (menos quente).

Não costumo indicar flores para ambientes masculinos, porque plantas com flor normalmente requerem muitos cuidados, como adubação, rega constante, além de outros cuidados especiais. Mas a orquídea, por exemplo, pode ser utilizada na casa de um homem, porém é de suma importância que haja rega e drenagem adequadas. A rega deve ser feita uma vez por semana e de preferência na pia da cozinha, neste caso deve retirá-la do cachepô e regá-la com um copo de água dentro da pia mesmo, para que a agua escoe até parar de pingar. Depois ela pode ser recolocada no cachepô. Quando já estiver com flores, reduzir a rega para 1x a cada 15 dias. O miniantúrio também é interessante, e ele é ideal para ambiente sombreado e pode ser plantado em vaso com matéria orgânica e solo bem macio.

De modo geral, espécies certas para áreas internas são espécies de sombra, tais espécies possuem folhas delicadas que não suportam a incidência direta da luz do Sol em suas folhas (elas geralmente queimam e ficam com manchas). Se mesmo sendo ambiente interno, o local onde estiver o vaso pegar Sol direto, neste caso a espécie pode ser de meia sombra ou ate mesmo de Sol.

Artigo de Daniela Sedo. www.danielasedo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.