quarta-feira, 22 de julho de 2015

Mais de 1/3 dos trabalhadores não tiram férias há um ano

Mais de 1/3 dos trabalhadores brasileiros (36,9%) afirmam não ter tirado férias nos últimos doze meses. Esse dado faz parte da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, que traça um panorama sobre a contratação, demissão e carreira dos profissionais do país. A pesquisa também mostra que 7,6% dos profissionais tiveram apenas uma semana de descanso. Já 15,2% e 14,3% tiveram, respectivamente, 3 e 2 semanas desfrutadas, enquanto 26% dos trabalhadores tiraram o período completo de repouso.


De acordo com a pesquisa, a mediana nacional seria de 2,4 semanas de férias por ano, tanto para homens como para mulheres. Em relação ao porte das empresas, os funcionários das maiores companhias recebem mais tempo que a média nacional: 3,1 semanas desfrutadas em doze meses. Já as empresas médias possuem 2,5 semanas enquanto as pequenas e micro possuem média de 1,9 e 1,4 semanas, respectivamente. 


“O período de férias deve ser desfrutado por todos os trabalhadores. É benéfico para o profissional e para a empresa, já que a tendência é que o tempo aproveitado devolva um funcionário menos estressado e mais motivado, além da possibilidade de uma viagem melhorar a criatividade do trabalhador”, afirma Fabrício Kuriki, coordenador de Pesquisa Estratégica da Catho.

Pesquisa Catho

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros - Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. Originalmente lançada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013.

O levantamento atual contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.