sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Vamos assumir o controle de nossa vida digital

Hernán Rincón
Presidente da Microsoft América Latina

12 fevereiro, 2015 - Apesar de nossa vida diária já estar permeada pela tecnologia, quando o assunto é hábitos para controlá-la, ainda estamos engatinhando. Segundo Aristóteles, “os bons hábitos adquiridos na juventude fazem grande diferença”. Esse é o momento de integrar hábitos e tornar nossa vida digital mais segura, plena e com o controle dela em nossas mãos.

Nesse mundo mobile first, cloud first, trabalhar, nos informar e nos divertir na nuvem é parte de nossa vida digital. Queremos ajudar cada pessoa e empresa a fazer mais e alcançar mais. Nossa interação com a tecnologia deve ter comportamentos para nosso benefício. Vou falar de quatro que estimulamos na Microsoft: privacidade, segurança, abertura e mobilidade.

Privacidade

A privacidade não deve ser opcional. Hoje, compartilhamos nossa informação on-line a cada momento. Desde a nossa localização até documentos, fotos, vídeos e muito mais. Devemos estar conscientes de nunca perder o controle de decidir com quem queremos compartilhar essas informações e de como elas podem ser utilizadas pelos outros.

Pessoas e empresas devem controlar a administração a proteção de seus dados, não importa o dispositivo, o serviço ou a plataforma que são usados. Nossos dados são nossos.

Nossa privacidade não deve ser o preço a pagar por serviços na Internet. Os serviços que usamos devem ter políticas transparentes e claras a respeito e, como usuários, devemos nos preocupar em conhecê-las e entendê-las.

Segurança

De mãos dadas com a privacidade vem a proteção de nossa informação. Nossos dados pessoais são um bem valioso e atraente para os malfeitores, que nos podem causar muitos problemas caso tenham acesso e façam uso não autorizado de nossas informações.

Os serviços e as plataformas que usamos devem oferecer experiências seguras e confiáveis para minimizar os riscos que nos espreitam na vida digital.

Os perigos podem diminuir consideravelmente se usarmos software legítimo e mantê-lo atualizado. Os usuários e as empresas precisar optar por soluções seguras e por programas que contem com atualizações de segurança periódicas, de datacenters cada vez mais protegidos.

Devemos adotar as melhores práticas, tais como: contar com contrassenhas seguras; bons hábitos ao navegar na Internet para evitar cair em fraudes, malware e roubos de identidade; usar software de proteção para dispositivos e utilizar plataformas confiáveis.

Abertura

A indústria deve estar comprometida com a abertura. Só assim os usuários terão maior proveito da tecnologia sem importar a escolha que melhor se adapte às suas necessidades. À medida que for maior a abertura de plataformas e de padrões, poderemos ter serviços mais eficientes e convenientes.

Acreditamos que a indústria deve prover aos clientes opções e oportunidades para construir pontes entre tecnologias em ambientes heterogeneos, o que se traduz em benefícios tanto de ordem operacional quanto da ordem de custos para pessoas e empresas.

Os usuários devem buscar e apoiar empresas com esquemas claros de interoperabilidade e abertura.

Mobilidade

Devemos fazer da mobilidade um hábito. Hoje, nossas vidas pessoal e profissional se misturam. Pessoas e empresas devem aproveitar as vantagens que a nuvem nos oferece, que permitem o uso de aplicações de ferramentas a partir de qualquer lugar, sem importar o dispositivo ou a plataforma.

Neste hábito, convergem os demais. Um cenário de privacidade, abertura e segurança da computação em nuvem se traduz em uma vida digital móvel e plena, com liberdade de escolha, agilidade e flexibilidade, permitindo maior produtividade.

A privacidade, a segurança, a abertura e a mobilidade devem ser hábitos integrados à nossa vida digital. Depende de nós termos o controle de nossa vida digital. Convidamos a indústria, os governos e as empresas a se unirem na promoção desses hábitos e a agirem em conformidade com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.