quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Institutos do Hospital das Clínicas, da USP, conquistam Acreditação ONA

A certificação reconhece instituições comprometidas com a qualidade do atendimento e a segurança do paciente; Instituto do Coração, Instituto Central e de Traumatologia e Ortopedia foram certificados no dia 4 de fevereiro

São Paulo, 2015 - Três institutos que compõem o Hospital das Clínicas da USP conquistaram, no último dia 4 de fevereiro, a acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação), entidade sem fins lucrativos que certifica a qualidade dos serviços de saúde. Eles receberam o certificado de nível 1, concedido a instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos de estrutura e atendimento. A avaliação foi realizada pelo IBES (Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde), credenciado pela ONA.

As unidades certificadas são os institutos Central (ICHC), que abriga a Emergência, do Coração (InCor), especializado em cardiologia e pneumologia, e de Ortopedia e Traumatologia (IOT), um dos maiores hospitais de trauma da América Latina. 

Dos 7 institutos do HC, 6 são certificados pela ONA. Os primeiros a receber a acreditação, no final de 2013, foram o Instituto da Criança (ICr), que reúne das especialidades pediátricas, de Psiquiatria (IPq), referência em neurocirurgia funcional e em diferentes transtornos psiquiátricos, e de Radiologia (InRad), que abriga o Centro de Medicina Nuclear e oferece serviços de Radioterapia, Ressonância Magnética e Radiologia, entre outros.

Para Maria Carolina Moreno, superintendente da ONA, a acreditação do Hospital das Clínicas da USP ajuda a popularizar a certificação de saúde no país. “A acreditação é uma prática consolidada em outros países, mas ainda é pouco conhecida no Brasil. Ela ajuda a população a reconhecer as instituições que se preocupam com a qualidade e a segurança”, explica.

Saiba mais

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critério pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado, que pode ser de dois ou três anos.

Todos os padrões e diretrizes da metodologia da ONA estão descritos no Manual Brasileiro de Acreditação, documento reconhecido e certificado pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde) e responsável pela validação de metodologias de acreditação em todo o mundo. 

Sobre a ONA

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade nãogovernamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. Sua metodologia de acreditação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Com 15 anos de atuação e mais de 400 instituições certificadas, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. 

Seus manuais são específicos para nove diferentes tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear. A ONA também certifica serviços de apoio a instituições de saúde, como lavanderia, dietoterapia, esterilização e manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.