quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Carro sustentável do Senai-SP vence Desafio por Equipes da Olimpíada do Conhecimento

Projeto de veículo elétrico foi desenvolvido por alunos das escolas de Bauru e de Lençóis Paulista. O carro tem como conceito o uso compartilhado por trechos de quilometragem e locação por meio de aplicativo. A premiação ocorreu na noite do último domingo (13/11), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília.

O E.cub, carro elétrico desenvolvido por alunos do Senai-SP, é o grande campeão da categoria Desafio por Equipes da Olimpíada do Conhecimento, encerrada neste domingo (13/11), em Brasília. O projeto ajudou a entidade paulista a conquistar o primeiro lugar geral no ranking da competição, que reuniu 1.200 estudantes do Senai, Senac e Institutos Técnicos Federais de todo o Brasil. Em novo formato, o torneio teve desafios individuais e coletivos. Na categoria Desafio por Equipes, o Senai-SP participou da prova Carro Conceito Compartilhável.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos Danilo Rodrigues, Gabriel Marques, Guilherme Alborghetti, Guilherme Augusto de Oliveira, Marcos Iung Junior, Mateus Dezidério, Otávio Barbosa e Vinicius Marques, representando a Escola Senai de Lençóis Paulista e a Escola Senai João Martins Coube, de Bauru.

“Mais do que vencer, saímos daqui mais unidos. O E.cub envolveu vários profissionais do Senai-SP, desde a concepção do projeto até a sua execução, e permitiu que esses alunos tivessem uma experiência singular de trabalho em equipe”, afirma o chefe de equipe da entidade, Ademir Redondo, diretor da Escola Senai João Martins Coube, de Bauru.

Segundo o instrutor Gustavo Pompolini, da Escola Senai de Lençóis Paulista, o resultado é o reconhecimento do trabalho sério e do esforço dos competidores. “Depois de alguns meses de preparação, com muitas horas dedicadas ao projeto, é recompensador ver esses meninos com a medalha no peito. Eles merecem o primeiro lugar por tudo o que fizeram antes e durante a Olimpíada”, avalia o técnico do grupo.

Moderno e sustentável – Todas as equipes participantes da modalidade coletiva são formadas por oito alunos com habilidades nas áreas de Polimecânica, Usinagem CNC, Soldagem, Eletroeletrônica, Controle Industrial e Manutenção Industrial. Para conseguir a melhor pontuação geral da categoria, o veículo teve de atender uma série de requisitos pré-estabelecidos.

Seguindo à risca o descritivo de prova, o carro do Senai-SP foi projetado para se locomover com energia elétrica, que pode ser armazenada em bateria ou na placa de energia solar instalada no teto. Tem autonomia para rodar 30 quilômetros com a mesma carga e atinge a velocidade de 45 quilômetros por hora. Por se tratar de um carro compartilhável, o E.cub é um compacto e abriga somente o condutor. Para ser leve e resistente, o chassi é de alumínio e a carroceria utiliza fibra de carbono.

“Mais do que ter um design futurista, o E.cub é sustentável. As rodas traseiras têm dois motores elétricos de baixo consumo. Também instalamos um gerador eólico, que capta o ar nas aberturas do para-choque e fornece energia para a Central Multimídia”, detalha o instrutor Pompolini. Ele explica que os faróis e as lanternas são de LED e que a placa solar fornece energia para as baterias, localizadas na parte inferior do carro. O projeto ainda inclui o emprego de um aplicativo para celulares, que informará as estações mais próximas onde o usuário poderá liberar um veículo compartilhável.

Competições individuais – Além do Desafio por Equipes, esses alunos também levaram três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze em provas individuais da Olimpíada do Conhecimento. As douradas foram conquistadas por Guilherme Augusto de Oliveira, Gabriel Marques e Marcos Iung, nas modalidades de Controle Industrial, Eletrônica e Polimecânica, respectivamente. O bronze da modalidade ficou com o aluno Matheus Dezidério, que disputou a prova de Manutenção Industrial. E a medalha de prata do Desafio Individual foi conquistada neste domingo, na Modalidade Torno CNC, pelo aluno Guilherme Alborghetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.