quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Por que é obrigatório votar no Brasil?

Jornal do Brasil - O jornal El País publicou, nesta quarta-feira (6) uma matéria que questiona a obrigatoriedade de voto no Brasil. Entre os dez países mais ricos, o Brasil é o único que tem o voto obrigatório. O voto facultativo acontece em 205 países no mundo, enquanto em somente 24 o voto é obrigatório, mais da metade na América Latina. Uma matéria do El País questiona a obrigatoriedade do voto, dizendo que não querer votar não é estar contra a democracia, nem comprovadamente a melhora.

“Se o Brasil, sétima potência econômica do mundo, com uma democracia reconhecida por todos, onde existe a separação dos três poderes, continua entre os 24 países que ainda obrigam a votar, significa, no mínimo, uma clara anomalia democrática”, critica a publicação.

Há quatro anos, a Datafolha publicou os índices de brasileiros que prefeririam que o voto fosse facultativo: 64% achava que o voto não deveria ser obrigatório. Além disso 30% dos eleitores tinham esquecido em quem votaram, 20 dias depois.

“Como escreveu Nicolás Ocarazán: “O voto obrigatório é uma maneira desesperada de tentar que os apáticos votem. Mas se a política é incapaz de seduzi-los pela via das ideias, para que obrigá-los a participar em um sistema incapaz de ser representativo e participativo?”. O jornal finaliza dizendo que a obrigatoriedade pode ser muito mais interesse político do que uma real tentativa de incluir os eleitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.