Rosangela Nishijima
Diferentemente do que se costuma imaginar, o inverno é a estação do ano mais propícia para a perda de peso e de medidas. Isso porque a aceleração metabólica do organismo provocada pelo clima mais frio facilita tanto a queima de calorias quanto a definição muscular. No entanto, como não existem milagres na estética, nunca é demais advertir: o facilitador climático só ajudará de verdade aquelas pessoas que adotarem uma postura disciplinada e responsável em relação ao seu objetivo.
Neste ponto, se o leitor ou leitora for um observador (a) atento certamente já estará se perguntando: se o inverno favorece a perda de peso, por que, então, as pessoas geralmente engordam nessa época do ano? A resposta é simples: porque o clima mais friozinho nos impulsiona – e na maioria das vezes nos convence – a adotar hábitos menos saudáveis em comparação aos períodos mais quentes.
Para ser breve, vou citar apenas duas das principais mudanças de hábito determinantes neste sentido. A primeira delas é o ato de ficar mais tempo do que o normal debaixo das cobertas e sem fazer nada (quem nunca?). E a segunda é a tendência natural de comermos mais pratos quentes e com mais calorias do que o normal. Comendo mais que o necessário e praticando menos atividades físicas, não poderíamos esperar outro resultado que não fosse o aumento das reservas de gordura em nosso corpo. Essas novas gordurinhas geralmente ficam bem escondidas debaixo das roupas largas típicas do inverno e, quando percebemos, elas já se avolumaram além da conta...
Desta forma, não adianta esperar que o metabolismo faça algum “milagre” se não conseguimos resistir às tentações e armadilhas da estação fria. Por outro lado, se temos consciência dessa ‘fraqueza’ tão comum para a maioria das pessoas, podemos começar a pensar em estratégias para mudar nossos hábitos prejudiciais e usar o frio a nosso favor. Por exemplo, a simples conduta de manter no inverno os mesmos hábitos das estações mais quentes já seria suficiente para notarmos algumas diferenças no nosso corpo. Pode não ser tão fácil, mas valerá a pena.
No entanto, se quisermos realmente usar todo o potencial do inverno para reduzir medidas, é recomendado incluir outras ações no nosso cotidiano, entre as quais: aumentar a frequência de exercícios físicos bem orientados, seguir à risca uma boa dieta e beber bastante água. Seguindo com disciplina as dicas acima mencionadas, com certeza, qualquer tratamento estético que envolva perda de peso e de medidas trará resultados muito mais surpreendentes. Estaremos, desta forma, fazendo nossa parte enquanto o profissional de estética fará a dele. Para lhe ajudar na motivação, lembre-se que os ‘sacrifícios’ feitos no inverno serão recompensados com um belo corpinho no verão!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.